II FÓRUM INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA (II FILP). UCM - APLEPES
- Sandra Teixeira de Faria
- 2 oct 2019
- 3 Min. de lectura

Apresentação
A Universidade Complutense de Madrid (UCM) e a Associação de Professores de Língua Portuguesa em Espanha (APLEPES) estão a organizar o II FÓRUM INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA. 500 ANOS DA CIRCUM-NAVEGAÇÃO DO MUNDO: NOVAS CONTRIBUIÇÕES EM INVESTIGAÇÃO E ENSINO (daqui em diante, II FILP) que se vai celebrar nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2019, na Faculdade de Filologia da U.C.M.
O Fórum pretende dar continuação ao realizado em 2007, I Fórum da Língua Portuguesa no contexto ibérico, mas, desta vez, propõe-se uns objetivos mais ambiciosos. Por uma parte, a filosofia do evento ultrapassa o âmbito da Península Ibérica, apostando pela participação internacional e, por outro lado, as linhas temáticas passam a englobar também as literaturas e a diversidade de elementos culturais que compõem a língua portuguesa, introduzindo, de uma maneira mais clara que no fórum anterior, aspetos das vertentes do Português, sob a perspetiva de uma língua pluricêntrica e culturalmente variada.
As abordagens selecionadas nas linhas temáticas do II FILP recolhem, portanto, os conceitos de pluricentralidade entre nações e multiculturalidade, promovendo, assim, a participação de professores e investigadores de distintos países para uma representação mais ampla e heterogénea do que se tem vindo a desenvolver em termos de estudos da Língua Portuguesa na atualidade, dando lugar a contribuições de distintas áreas de conhecimento.
Ao ter o estatuto de Fórum de discussão, favorecer-se-á o debate das necessidades emergentes em relação à promoção e difusão da Língua Portuguesa e o seu ensino nos distintos contextos em que se manifesta.
As línguas de comunicação do Fórum (comunicações, conferências plenárias, mesas redondas) são português, espanhol, galego e inglês.
Objetivos
O II FILP propõe, como pontos centrais, favorecer o diálogo entre professores, investigadores e estudantes de diferentes partes do mundo, com a finalidade do intercâmbio do saber teórico e prático para a investigação e o ensino nas áreas da Linguística, Literatura e Cultura. Além disso, aspira a contribuir ao debate sobre a cooperação para a implementação de meios de difusão e ensino da Língua Portuguesa, celebrando, dessa maneira, a repercussão mundial da circum-navegação iniciada desde a Península Ibérica, que deu origem ao intercâmbio linguístico e cultural entre continentes.
Destinatários
O II FILP destina-se a professores, investigadores e estudantes de pós-graduação em Letras e áreas relacionadas, assim como a profissionais de campos de gestão e empreendimento cultural.
Temáticas del II FILP
O II FILP integra o tempo e espaço da língua portuguesa, contemplando a apresentação de trabalhos de investigação nos campos linguístico, literário e cultural, compreendendo as seguintes linhas temáticas:
A Língua Portuguesa: Ensino e investigação
Ensino de PLE: o Português em distintos âmbitos educativos – universitário e extra-universitário; as TICs; metologias, experiências e formação docente.
Política e planificação linguística de PLE e PLH
Estudos linguísticos do Português atual: fonética, morfologia, sintaxe, léxico e pragmática.
Estudos sociolinguísticos
Estudos de tradução: O Português em perspetiva
O Português em Diacronia
O Português em contacto com outras línguas
Literaturas em Língua Portuguesa e as suas transversalidades
Literatura nos séculos das navegações. Os Lusíadas
Do Neoclassicismo ao Simbolismo
A trajetória de Rui Belo a partir de Homem de palavra(s)
O legado de Sophia de Mello Breyner Andresen no centenário de seu nascimento.
Vanguardas literárias
Vozes contemporâneas
Literatura em Língua Portuguesa comparada com outras literaturas
Identidades, migração e género
O Imaginário Cultural dos Países de Língua Portuguesa: Passado, presente e futuro.
As navegações portuguesas: heranças e repercussões
História e tradição: a sobrevivência da cultura popular
Artes Plásticas, Cinema, Música, Dança e Artes Visuais: novas tendências e “miscigenação”
A GastronomIa como fator identificador de culturas
Arquitetura: O antigo e o novo na configuração do espaço
Mais informação sobre as formas de participação e prazos de inscrição:
E-mail: 2filp@ucm.es